top of page
Conecte-se-NathaliaGuimaraes-Foto_515.jpg

Conheça o Código de Conduta e Honra do Clube

Preâmbulo

O presente documento  expressa o código de conduta ética e de honra, com os princípios, os valores e os compromissos, adoptados pelo Clube Mulheres de Negócios de Portugal e serve como regimento interno, tendo por objetivo central promover uma postura homogénea entre todas as integrantes do Clube. Deve ser seguido por todas as participantes do Clube e a sua não observância pode indicar que a participante não poderá fazer parte da organização. É fundamental a leitura do presente documento, que se torna público.  Ao entrar no Clube MN.Pt® todas concordam em segui-lo.

Mensagem de nossa fundadora

É com muito orgulho e confiança num futuro pautado pela equidade, transparência e compromisso com o bem comum, que apresento o nosso Código de Conduta que orienta e determina como atuamos no mundo empresarial, sob a égide do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. Ele é o Guia que nos fará avançar de modo justo e equânime, sem discriminações de nenhuma forma, com justiça e aliado aos preceitos da Justiça Social e da Paz. O Código de Conduta nos indica a estrada do crescimento e desenvolvimento coletivo. É o nosso farol em direção à Nação Empreendedora em Língua Portuguesa. Agradeço às mulheres inspiradoras do nosso Clube e em especial à Embaixadora Master Advogada Mariana Thomé, Brasil, por nosso Código de Conduta.

Qualquer inconformidade a este Código de Ética ou qualquer irregularidade que possa ferir o nosso Compliance e Governança, pode informar diretamente a mim: presidente@clubemulheresdenegociospt.com
+55 85 998440858.

Nossa história

Somos um clube de negócios inclusivo, plural (não somente para os países de língua portuguesa), seguro e focado em resultados e networking específico para mulheres. Nascemos de uma decisão de nossa fundadora, Rijarda Aristóteles. Após sua longa experiência de trabalho com mulheres, principalmente voltado ao tema de liberdade de escolha, Rijarda decidiu inovar no mundo dos negócios e deu início ao nosso potente clube de negócios como resposta à pandemia em 09/03/2020. Nossa fundadora teve uma visão internacional de incluir mulheres empresárias em uma rede global sem o impedimento da língua. Ela acredita que, para se ter liberdade de escolha, é preciso que as mulheres tomem decisões e paguem o preço por elas. É por isso que um dos lemas no clube é: “A primeira liberdade da mulher é a financeira”.

Nossa missão

Unir mulheres empresárias e empreendedoras para desenvolver negócios, criando uma nação empreendedora em língua portuguesa.

Nossa visão

Ser uma empresa reconhecida mundialmente como um serviço de referência de inclusão de mulheres no mundo dos negócios sustentáveis.

Nossos valores

Respeito: cuidamos de nossas embaixadoras, fornecedores e parceiros e ouvimos o que cada um tem a dizer. Respeitamos a individualidade de cada pessoa e valorizamos as diferenças.

Ética: pautamos nossas ações na ética e na moral. Fazemos o que é certo e prezamos pelas boas práticas em nossos negócios.

Legalidade: o que está em na lei e nos acordos e convenções internacionais deve ser observado de forma direta, clara e imparcial.

Equidade: em nosso relacionamento com o público, pautamos nossas ações na justiça social e na igualdade de oportunidades.

Diversidade e inclusão: reconhecemos a multiplicidade de identidades, rechaçamos a discriminação em todas as suas formas e pautamos pela valorização e inclusão da diversidade em nosso clube.

Liberdade: acreditamos que a liberdade de escolha transforma a vida das mulheres. É por isso o nosso lema é: “A primeira liberdade da mulher é a financeira”.

Sustentabilidade: pautamos nossas ações nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em medidas ESG a fim de aumentar a perspectiva de nossos negócios e de preservar o nosso planeta.

A quem esse código se destina?

Este Código de Conduta se destina a todas as pessoas que se relacionam conosco, sejam elas embaixadoras, fornecedores e parceiros. Aqui você encontrará diretrizes de comportamento que orientam a boa convivência e as práticas profissionais entre nós. Ressaltamos que os destinatários desse código devem observar as suas disposições em complemento às leis vigentes, aos acordos e convenções internacionais e às normas de prestação de serviços entre as partes.

Diretrizes de comportamento

O conflito de interesses ocorre quando nossas embaixadoras, fornecedores e parceiros tomam decisões motivadas por outros interesses que não os contratualmente previstos. As decisões tomadas por eles não podem ser influenciadas por quaisquer oportunidades, ganhos financeiros ou outros benefícios, para si ou para terceiros (amigos, parentes, parceiros comerciais ou outros). Assim, caso alguma embaixadora, fornecedor ou parceiro tenha conhecimento da prática de conflito de interesses, procure a direção do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa para que possamos avaliar a situação em concreto.

Exemplos de condutas que causam conflito de interesses:

  • Utilizar as instalações, os equipamentos ou quaisquer outros recursos ou direitos do clube para seu benefício pessoal ou de terceiros; 

  • Usar informações e/ou dados obtidos, em razão do contrato realizado com o clube, para benefício pessoal ou de terceiros ou ganho indireto.

Disposições finais

O Código de Conduta tem por objetivo dar publicidade às diretrizes e condutas que desejamos que nossas embaixadoras, fornecedores e parceiros adotem ao se relacionarem conosco. Ele se aplica, irrestritamente, a todos eles. Caso haja violação a alguma das diretrizes e condutas estipuladas nesse código, entre em contato com a direção do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa para podermos avaliar a situação em concreto. Todas as embaixadoras devem ler e compreender as diretrizes e as regras aqui instituídas. Após a leitura e compreensão do código, elas devem assinar o termo de compromisso.

Caso haja dúvidas em relação a algum tema abordado pelo código, solicite ajuda a uma embaixadora representante do nosso núcleo regional ou à direção do clube. Em caso de violações ao código, o Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa adotará as medidas judiciais cabíveis por meio de processos civis e/ou criminais e/ou de procedimentos extrajudiciais.

Juntas e em sororidade ativa  crescemos!!

Termo de Compromisso e Aceite

Declaro ter recebido e lido integralmente o Código de Conduta do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa e afirmo ter compreendido minhas obrigações como embaixadora, no sentido de cumprir as normas e preceitos contidos no referido documento. Estou ciente de que, em caso de qualquer dúvida sobre a conduta ou atitude correta a ser tomada, entrarei imediatamente em contato com a embaixadora representante do núcleo regional da minha localidade, caso houver, ou com a direção do clube para solucioná-la.

 

Lisboa, _____ de ______________ de ______. __________________________

 

Nome da embaixadora

bottom of page