top of page

A MENTALIDADE EMPREENDEDORA


Mindset significa modelo mental, ou seja, padrões de pensamentos e visão de mundo .


O mundo se transforma a cada dia, demandando uma mudança constante de mudança de mentalidade para acompanharmos as tendências, buscarmos oportunidades e lidarmos com os desafios. Vivemos em um mundo acelerado e imprevisível, que nos surpreende com seus efeitos econômicos, ambientais, culturais e tecnológicos.


Entretanto, é necessário avaliar o momento atual e compreender a importância de mudar a mentalidade, o mindset, para buscarmos oportunidades em meio aos problemas e nos prepararmos para as diferentes etapas da nossa vida pessoal e profissional.

Nesse contexto, a mentalidade empreendedora permite que as mulheres enfrentem desafios, identifiquem oportunidades e valorizem o que fazem, como fazem e para quem fazem o trabalho que exercem, gerando rentabilidade para o negócio.    

   

Além dos desafios do mercado, as mulheres enfrentam preconceitos de gênero e falta de acesso a recursos financeiros. No entanto, lidar com tudo isso está diretamente relacionado a uma mentalidade crescente para enfrentar adversidades, buscar oportunidades e fazer o negócio acontecer.


     Existe uma frase interessante do filósofo Platão: “A necessidade é a mãe da invenção." Essa frase diz muito sobre nossa capacidade de pensar fora da caixa. Entender quem somos e o que podemos criar é o primeiro passo para sair da caixa, abandonando uma mentalidade fixa em favor de uma mentalidade crescente.

       Por exemplo, se você sabe dar aulas, fazer doces, criar vestimentas, organizar espaços, produzir peças artesanais, ensinar crianças, dar aulas de reforço para estudantes, prestar atendimento terapêutico ou criar cursos online, pode transformar essas habilidades em um negócio. Empreender é uma jornada desafiadora, mas com uma mentalidade em desenvolvimento, as mulheres estão mais do que preparadas para alcançar o sucesso e inspirar futuras gerações de empreendedoras.


Vamos entender o que significa a mentalidade em desenvolvimento.

    Para compreender a mudança de mentalidade, vamos imaginar as dificuldades que as pessoas enfrentaram para entender, interagir e adaptar-se ao novo quando, por exemplo, surgiram o carro, o avião, o Uber, o Pix e a educação online. Certamente, foi necessário mudar o padrão de pensamento para que ocorresse uma adaptação às mudanças tanto na vida pessoal, quanto profissional.   As mudanças constantes no mundo geram uma variedade de sentimentos nas pessoas como esperança, nostalgia, desanimo, confusão, curiosidade, mas principalmente o medo do desconhecido e das possíveis consequências negativas, assim como o temor de não ter trabalho, não conseguir pagar as contas, das mudanças climáticas e muitos outros. Esses sentimentos variam de pessoa para pessoa e podem mudar ao longo do tempo, dependendo das circunstâncias e experiências individuais.


Qual é o conceito de Mentalidade ou Mindset?

Mindset significa modelo mental, ou seja, padrões de pensamentos e visão de mundo que influenciam nossa capacidade de fazer escolhas e de tomar decisões, boas e ruins, a todo o momento. Por isso se diz que nossos pensamentos formam a nossa realidade.


Passo a passo: entender a diferença entre fixo e crescente

            O Mindset deve ser uma ponte para transpor as dificuldades de adaptação ao modelo atual, que contempla a inovação, revisa o modelo de negócio, amplia a relação com o consumidor e prepara para o futuro e rentabilidade do negócio. O desenvolvimento da mentalidade empreendedora começa quando se decide empreender - independentemente do motivo -, seja por oportunidades que se abrem, seja por questão de sobrevivência.


Passo 1: olhar para dentro -- por que empreender?

É preciso entender por que empreender, realizar o DE – PARA Isso significa o início da mudança de mentalidade e, principalmente, a maneira de “enxergar”, de se perceber, de compreender a si mesma. (*OLHAR PARA DENTRO).

O primeiro passo é responder algumas perguntas:

·       Quem sou eu? |Como eu me percebo? |Como quero ser percebido?

·       Quais são as minhas habilidades? | Quais são meus diferenciais?

·       Quais são meus objetivos? |Qual é o meu propósito?

Passo 2: olhar para fora – o que oferecer para o mercado?

O segundo passo é olhar para “fora”, inicialmente avaliar o mercado que você está inserido, sua cidade, a região que reside e quem pode consumir é a hora de verificar a importância do que você faz para quem consome ou consumirá o produto ou serviço. É o momento de aprender e desenvolver a mentalidade empreendedora.

O cenário, cada vez mais conectado e digitalizado, demanda uma reflexão no que se refere à adaptação dos modelos existentes, à absorção de novas atividades, a fim de que a identidade e a importância do empreender sejam fortalecidas.

 

Aprenda, desaprenda e aprenda: encare o que não conhece como oportunidades de aprendizado, amplie seu conhecimento. Invista seu tempo em cursos, leitura e artigos. Fique atenta ao que acontece no mercado, busque novidades

Defina seus objetivos e metas: Estabeleça objetivos que sejam ambiciosos, mas alcançáveis. Metas claras ajudam a manter o foco e a motivação.

Rede de apoio: Construa uma rede de contatos com outras empreendedoras, mentores e profissionais que possam oferecer apoio, orientação e conexões.

Foque no passo a passo para alcançar o resultado. Valorize o esforço e a dedicação no dia a dia. O sucesso é construído através de um trabalho consistente e contínuo, um passo a passo para não é possível eliminar etapas.

Gerencie o tempo: Utilize técnicas de gerenciamento de tempo para maximizar sua produtividade. Planeje suas atividades, estabeleça prioridades e evite a procrastinação.

Busque o equilíbrio entre vida profissional e pessoal: O equilíbrio é fundamental para manter a energia e a motivação a longo prazo. Cuide da sua saúde física e mental

Participe de grupos de empreendedoras: Engaje-se em comunidades que compartilham experiências e oferecem suporte mútuo. Trocar ideias e vivências pode ser muito enriquecedor.


 Uma mulher empreendedora estará atenta a todo esse contexto, inserindo-se nele e desenvolvendo a mentalidade, a fim de ser protagonista da história que escreve diariamente.



Artigo produzido pela Embaixadora Master Dulce Migliorini, para o Programa Empreender Feminino


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarii


bottom of page