Artigo escrito pela Embaixadora Master Eunice Porto, para o PEF Solidário RS
Após um momento de crise ou quando a vida mostra que não termos o menor controle do próximo passo e suas consequências, seja por questões climáticas, conflitos externos, padrões sistêmicos ou pessoas com comportamentos inadequados dos quais não podemos intervir, tendemos a ficar um tanto quanto reflexivas questionando as escolhas feitas no decorrer da vida até hoje; revemos valores e muito do que tinha importância até ontem perde o significado; passamos a valorizar as coisas mais simples desde o ato de respirar, comer, abraçar etc, começamos a nos enxergar como humanos e buscamos ter uma noção das necessidades reais de nossa alma que até então não eram reconhecidas, questionamos a vida e o propósito em todas suas dimensões : física, mental, emocional e espiritual.
A partir desse momento não temos nenhuma outra opção para nos tirar do caos a não ser nos amar integralmente, sendo essa uma condição que transforma nossa vida num caminho sem volta pois a intenção de amar, aceitar, acolher, respeitar o que não podemos mudar e mesmo assim escolher seguir em frente, nos auxilia definir mais rapidamente os próximos passos alinhados também ao nosso propósito. Escolher fazer por si mesma o que ninguém mais pode fazer está intimamente ligada ao amor próprio e a autorresponsabilidade mesmo que com isso, você acabe decepcionando as pessoas de seu convívio.
O autocuidado feminino parte de alguns princípio básicos:
⁃ Fazer a escolha de cuidar da criança interior porque quando ela está inconscientemente no comando, o Eu Adulto não está.
⁃ Centrar a partir do Eu Adulto e neste lugar não buscamos agradar a ninguém mais além de nós mesmas
.⁃ Realinhar propósito e valores, aqui revemos o que é realmente importante nessa fase da vida levando em conta os quatro aspectos básicos: físico, emocional, mental e espiritual -
Porque o autocuidado é tão importante?
Por que mesmo após todos desafios terem de alguma forma encerrado, quando decidimos nos cuidar movimentamos todas mulheres que vieram antes de nós, as que se encontram conosco nessa jornada e todas que vierem depois.
A partir daí paramos de olhar para o copo meio vazio que nos conecta com a falta, com o medo e iniciamos um caminho em busca de sermos cuidadora de nós mesmas, de nossos objetivos e propósito abrindo espaço não mais para pessoas ou situações que nos preencha, mas para tudo que nos aproxime de nosso propósito, não importando como isso venha a acontecer. seja através de pessoas ou situações, tudo e todos surgem em nosso caminho para que nos transborde.
Nessa perspectiva o autocuidado é super importante para quem busca autonomia financeira pois vem de um lugar interno que mostra como lidamos com a escassez ou abundância; se paralisamos e não criamos estratégias para o próximo passo, acabamos dispondo de recursos apenas como provedoras de necessidades, mas pode também ser usado para os pequenos cuidados, como fazer as unhas, cabelo, massagem etc, fazendo uma grande diferença no amor próprio, na auto estima e na valorização pessoal, com isso honramos a vida que chegou até nós através de nossas ancestrais e passamos a ter um cuidado maior consigo por amor a elas. Reverberamos a cura para todas mulheres que vieram antes e nos preenchem com a energia ancestral, assim como para as que vierem depois e nesse caso reconectamos com a fonte - mãe e pai para que amar a si mesma venha antes do amar ao outro e isso não é egoísmo e sim amor próprio, lembrando que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.
Ao entrar nesse lugar de autocuidado conectamos também com o merecimento e o amor próprio, lembrando que você merece tudo e muito mais, assim não há que se falar de um sem o outro. Uma pessoa que se ama cuida da aparência, não pelo ou para agradar o outro, mas para si mesma, reservando um tempo para o descanso, lazer e tira um momento do seu dia para estar consigo mesma, nem que seja apenas fechando os olhos desconectando do mundo e voltando a atenção para a própria respiração.
Se permitindo cuidar do seu jeito e receber o cuidado da forma possível ao outro, sem criar expectativas de receber mais; aprendemos a nos nutrir com consciência e ao decidir fazer o “dia do lixo “ não perdemos tempo com culpa - comemos o que desejar, desde a batata frita com refrigerante aos doces e não há internamente uma cobrança e ficamos bem com isso. Tire semanalmente um dia para ser seu dia de princesa e se permita cuidar de si num salão ou em casa respeitando seus desejos, pois a partir disso você irá ensinar ao outro pelo exemplo o caminho a ser percorrido.
Espiritualmente busque estar em sintonia com a natureza, pratique a meditação como forma de introspecção e esvaziamento e se não conseguir ficar em silêncio ou julgar mais do que aproveitar, faça a meditação andando pelos caminhos costumeiros ou não, mas vá pontuando tudo que passar pelo seu olhar ou percepção, conecte com a fé e sua forma de lidar com o divino em você, sem julgamentos ou expectativas, vá sempre buscar práticas que a conectem amorosamente com tudo que há na face da terra, sem julgamentos.
10 DICAS PARA AJUDAR TER UMA ROTINA DE AUTO-CUIDADO
1ª - Ao despertar AGRADEÇA todos movimentos involuntários que acontecem internamente sem que você precise fazer absolutamente nada: batimento cardíaco, respiração, fluir do sangue e lembre que tudo isso faz parte de um grande milagre da vida - VOCÊ.
2ª - ARRUME sua cama não mais como uma obrigação imposta pela mamãe ou porque alguém pode ver, mas com a intenção de cuidar para que a ordem reverbere em todo seu dia, fazendo com que seu “espaço de refazimento” esteja sempre pronto a te acolher no retorno.
3ª - Faça uma ATIVIDADE FÍSICA que dê prazer, o autocuidado envolve prazer e se não for assim se transforma em castigo ou obrigação.
4ª - Tire uns minutos para AUTO OBSERVAÇÃO e se for difícil pela correria do dia a dia, coloque o despertador a cada duas horas, pare tudo que está fazendo, se questione e responda sendo o mais honesta possível.⁃ Como estou me sentindo agora?⁃ Nesse exato momento me falta algo? ⁃ Aqui agora, tenho motivos pra ter medo? Substituir por alguns sentimentos como ansiedade, raiva, tristeza e todos outros que sentimos e não no meamos e nos enfraquecem. Observe os sentimentos, pensamentos, sensações e se perceber que não são seus ou está carregando “ lixo” dos outros, deixe cada um com o que lhe cabe.
5ª - Reconheça o que te dá PRAZER e a tempos não faz: dançar, viajar, comer algo específico, estar entre amigas, familiares, namorar etc., resgate na memória onde acredita que perdeu a conexão com o prazer e reconstrua esse caminho, você merece.
6ª - VALORIZE e ELOGIE - Por mais clichê que possa parecer aquela mulher que está no seu espelho merece ser vista, elogiado e amada. Faça isso diariamente pois ao reconhecer o quanto você é especial mesmo que inicialmente pareça mentira, pouco a pouco você aprende a conectar com sua essência que é sempre verdadeira.
7° - VIGIE seus pensamentos e se vier algum que é desmotivador lembre que a mesma água não passa debaixo da ponte duas vezes ou seja, tudo assa e tudo é novo no segundo seguinte.
8° - RESPEITE-SE questionando o que está sentindo no momento e faça questão de nomear honestamente suas emoções.
9° - PERMITA ouvir sua voz interna ou sua intuição pois neste momento você terá a certeza do pequeno próximo passo.
10° - XÔ MEDO - Não tenha medo de ser sua melhor versão.
Ao fazer escolhas entre ficar na cama e pular dela para se exercitar ou buscar algo que lhe dê prazer em fração de segundos, por mais que a dona Preguiça ou o seu Medo tenham força, o desejo de ser melhor e mais saudável a cada dia, faz com que o autocuidado seja maior que o EU sabotador.
Todos este pequenos cuidados quando somados, transformam de forma positiva e profunda sua energia feminina e espero realmente ter colaborado com sua jornada e finalizo lembrando que:“Quem tem amor próprio gosta de si e se cuida liberando o outro para dar somente o que pode enão o que você precisa.
A autoestima e o autocuidado independente de tudo que a vida trouxe ate este momento, são portas que quando abertas dentro de si não permite Invasões, nem abusos e passam a ser o limite entre o que é seu como responsabilidade e o que é do outro como escolha”
Práticas para a semana⁃
Assista ao filme “ O PODER ALÉM DA VIDA” ele conta sobre um ginasta que tem certeza ser melhor que tudo e todos até que de repente…
⁃ Escolha uma atividade para se observar por uma semana minimamente e se permita meditar nesta atividade, colocando atenção e consciência em cada detalhe pelo caminho, falando internamente ou não sobre cada passo enquanto está sendo feito: neste momento vou levar a mão direita para pegar a bucha, estou abrindo a torneira, está caindo água na bucha, vou pegar o copo de vidro, estou colocando a bucha dentro do copo etc…. na verdade tudo isso significa colocar a atenção plena e para isso decida por onde vai começar se pelo banho, pela louça, , caminhada etc… decisão, escolha e sucesso é o que te desejo.
Comments