top of page

Em conexão temos mais resultados




O networking empresarial para mulheres é uma ferramenta essencial para o crescimento profissional e pessoal. Por meio da construção de uma rede sólida de contatos e relacionamentos, como o #clubeMNLP , podemos ampliar oportunidades de negócios, trocar experiências, obter mentoria e apoio, além de nos fortalecermos no mercado de trabalho.

Ao participarmos de eventos, como o #Conecte-se, workshops, conferências e grupos de networking, temos a chance de nos conectarmos com outras profissionais, líderes de negócios e empreendedoras, o que pode resultar em parcerias estratégicas, novos clientes, oportunidades de carreira e até mesmo amizades duradouras. Além disso, o networking empresarial para mulheres pode ajudar a superar desafios específicos enfrentados no ambiente de trabalho, como a igualdade de gênero, a representatividade e o acesso a oportunidades de crescimento profissional.


Em linhas gerais as redes de relacionamentos empresariais têm por mérito:

1.     Estabelecer e solidificar as relações com base na confiança

2.     Criar e ampliar a autoridade profissional e empresarial

3.     Aumentar, por consequência, a base de clientes, parceiros e fornecedores

Ter um foco preciso no que se busca com as redes é essencial para os resultados positivos e diminuir a frustração que muitas vezes acontece quando não se obtém o resultado positivo.


Ter senso de oportunidade é outra habilidade a ser desenvolvida neste movimento. Pode-se caracterizar 2 níveis fundamentais de networking, todos com a sua importância.

a.     Pessoal: é a rede de relacionamento primário. Muito utilizado de projetos pessoais, a marca ou produtos. Não se deve minimizar a importância destas relações. Manter os contactos pessoais é imprescindível e base dos resultados.

b.     Empresarial ou corporativo: o espaço para a qualificação do relacionamento. Ser parte de redes relevantes para o seu negócio, evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro. Foco no que de facto interessa para os negócios e empresa.

Em ambos, é preciso saber o que buscar e oferecer nos relacionamentos. Construir, ativar ou participar de rede deve ter um propósito específico.

 

Como presidente do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa e Country Chair Global Networking de Portugal, os relacionamentos são os pilares de tudo que faço diariamente. Nesta perspetiva, confira abaixo as 5 dicas que acredito sejam importantes para quem transita nesta maravilhoso mundo dos relacionamentos empresariais.

 

1.     Foco no que quer ter: quem você é? O que você quer? O que tem para oferecer ao grupo? O que veio buscar/apresentar naquele momento? Ao responder estas perguntas você consegue definir se a rede faz sentido para você.

2.     Exista! Para fazer o ponto 1, você deve participar, estar presente nas reuniões do seu grupo. Ficar invisível é pior caminho para quem quer ter resultados positivos nas redes de networking. Mantenha ligada a sua rede, despertando atenção e interagindo.

3.     Aprenda a ter foco! Evitar desperdícios de tempo com informações que não interessam no momento da apresentação (como sou casada com, tenho x filhos, etc) e ser objetiva no que tem interesse no momento/reunião/encontro.

4.     Agradeça! Tenha sempre o presente que está a receber naquele momento. Pessoas (nas reuniões, encontros, eventos) com expertise e também com uma rede de contactos pessoais estão ali a ouvi-la. Estimule o desdobramento ao dar feedback, ao ligar para agradecer, a interessar-se genuinamente também pelo negócio da outra.

5.     Não desista! Nada no mundo dos negócios é fácil ou banal. Tudo é resultado do que faz, articula e entrega. Portanto, participe das redes, apresente-se com intuito mais de oferecer do que com a fome da busca. Acione sua gestão emocional consciente e entenda que o resultado às vezes demora. Porém, o que posso te assegurar é que a persistência e consistência são o melhor caminho para o resultado positivo.


O Networking Empresarial pode te levar em lugares jamais sonhados! Discursando no Parlamento Europeu. Em 2023 o recém-formado grupo Global Networking Portugal participou do Global Networking Meeting, no Parlamento Europeu. Pela primeira vez a língua portuguesa teve voz no palco do encontro com toda a sua beleza e importância. Uma experiência de networking com propósitos e foco indicava a importância do grupo.



 

Ao lado de uma grande mulher tem sempre outras grandes mulheres! As mulheres muitas vezes se fortalecem e se inspiram umas nas outras, criando uma rede de suporte que permite que todas alcancem seu potencial máximo. Isto nasce no networking feminino. Essa sororidade, ou irmandade entre mulheres, é fundamental para que possamos superar desafios, conquistar objetivos e celebrar suas vitórias juntas. Reconhecer e valorizar as conquistas e qualidades das outras mulheres ao nosso redor é essencial para construir um mundo mais igualitário e inclusivo para todas.


Quer conhecer a forma de empresárias praticarem o Networking de qualidade? Venha para o Conecte-se 2024, em Lisboa. Seja parte ativa do mais forte Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. Ser líder é ter decisão e fazer acontecer!



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page