top of page

Eu vivo um sonho: transformar mais e mais a língua portuguesa em uma língua também de negócios!




A língua portuguesa, com a sua beleza rítmica e rica expressividade, é um dos tesouros culturais partilhados por mais de 270 milhões de pessoas espalhadas por quatro continentes: Europa, América, África e Ásia. Um idioma, oriundo de um pequeno país no sudoeste da Europa, Portugal e resultante de sua colonização no Século XIV, demonstra a enorme capacidade de expansão e adaptação, atravessando oceanos e moldando-se às mais diversas culturas.


A sua presença global é um testemunho do passado histórico. E a cada novo dia 5 de Maio, desde 2019, a UNESCO oferece um dia para o protagonismo da língua portuguesa.


Hoje propomos um novo desafio: transformar a língua de Camões, Pessoa, Suassuna, Chico Buarque, Horta, Couto, em um idioma de negócios internacionais. Será esta a minha nova utopia?

Penso bem que sim. Porém, ela envolve uma série de estratégias e abordagens coordenadas e bem elaboradas. Enumero cinco estratégias que podem significar a aproximação desta utopia:

  1. É essencial promover a língua portuguesa como uma ferramenta de comunicação global, destacando sua relevância não só artístico-cultural e também de relacionamento comercial.

Porém, para que o comércio internacional esteja preparado para aceitar a língua portuguesa como língua de negócios,

  1. É fundamental investir em educação e formação. Isso inclui a oferta de cursos e programas de negócios em português para estrangeiros, focados no léxico empresarial e nas práticas comerciais dos países lusófonos. A criação de materiais didáticos que abordem especificidades culturais e legais de cada país lusófono facilita o entendimento e a negociação entre empresas de diferentes nações.

A diplomacia ligada à área econômica também desempenha um papel crucial.

  1. Os governos dos países de língua portuguesa podem trabalhar juntos e com as instituições da sociedade civil para promover a língua e suas culturas no exterior, criando acordos comerciais bilaterais ou multilaterais que incentivem o uso do português nas transações comerciais.

Hoje temos a tecnologia e suas inúmeras ferramentas como fundamentais aliadas e podem oferecer um caminho promissor para a internacionalização da língua portuguesa.

  1. Plataformas de e-commerce, aplicativos de tradução em tempo real e cursos online facilitam a comunicação e o aprendizado do português, tornando-o mais acessível aos falantes de outras línguas. Aproximação pela importância.

Por fim,

  1. A colaboração entre instituições educacionais, câmaras de comércio e indústria, de cidadania e cultura, empresas e governos é essencial para criar um ambiente favorável à adoção do português como língua de negócios no cenário global.

Enfrentando esses desafios com estratégias bem planejadas, a língua portuguesa tem o potencial de se estabelecer como uma importante língua internacional de negócios.


Nossa contribuição

O Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa representa uma iniciativa pioneira no panorama empresarial dos países de língua oficial portuguesa. O Clube serve como uma plataforma de networking e apoio mútuo entre empresárias e profissionais e, também, desempenha uma função importante na internacionalização de serviços e produtos.

Através do compartilhamento de experiências, conhecimentos e melhores práticas, o Clube promove uma atmosfera de crescimento coletivo e desenvolvimento empresarial.


Empresárias com as nossas Embaixadorads no México: reunião presencial comprova a união de negócios pela língua portuguesa


As redes de networking como o Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, atuam como um dos catalisadores fundamentais para do protagonismo feminino no mundo empresarial.


Nesta nova utopia todos ganhamos!

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page