top of page

Ter saúde emocional


Burn Out, começa uma Nova Era na Saúde Mental nas Empresas – assim iniciava este artigo da Harvard Business Review, em Outubro de 2021.


Não é surpresa para ninguém quando falamos da necessidade urgente de se falar e, sobretudo, concretizar mudanças nos procedimentos, nos olhares, no significado da saúde emocional corporativa. Os dados revelam o quanto os desafios de saúde mental, atritos entre colegas, maior procura por ajuda psicológica aumentaram significativamente. Os gatilhos principais estão relacionados com um trabalho enfadonho, stressante, demasiado exigente, emocionalmente desgastante e a dificuldade de gerir a vida familiar com a vida profissional.

Como ter uma empresa próspera, lucrativa, líder de mercado se os funcionários estão doentes? Como estar feliz numa empresa que não ouve, acolhe, cuida de quem faz a produção avançar?

Numa sociedade adoecida, em pós-pandemia e cenário de guerra, urge pararmos e olharmos para dentro.

Parar significa poder perceber o caos em que estamos, mudar de estratégia e viver com mais equilíbrio no trabalho e com a família. Não basta a moda de ações de “Wellness”, “Wellbeing” ou da última App sobre práticas de relaxamento. Falamos dos princípios e valores da política da empresa. Ter saúde emocional faz com que os negócios prosperem.


Nesta Nova Era de Saúde Emocional, coloquemos o foco no que queremos que as empresas sejam: locais humanizados com práticas de trabalho saudáveis que sejam sustentáveis. Mudar paradigmas culturais, focando na saúde dos funcionários.

Mens sana en corpore sano



Autora: Rosa Pires - Presidente do Instituto Internacional de Inteligência Emocional Feminina (IEF) fundado pela Doutora Rijarda Aristóteles.


Membro da Ordem dos Psicólogos de Portugal, Mestre em Neurociências. É certificada em Mindfulness para Dores e Doenças Crónicas, pela Breathworks.

Professora certificada no curso de Inteligência Emocional com base em Mindfulness, desenvolvido na Google – Search Inside Yourself (SIY), pelo SIY Leadership Institute, sobre orientação de Richard Davidson e Chade Meng Ten.

Casada com Pedro e mãe de 3 filhos. sampires2020@gmail.com

27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 komentář


ótima reflexãoQ

To se mi líbí
bottom of page